quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Barbeiro de Sevilha – Rossini

Gioachino Antonio Rossini  - pronúncia italiana: [dʒoaki ː não antɔ ː njo rossi ː ni] (Giovacchino Antonio Rossini na certidão de batismo)  (29 de fevereiro de 1792 - 13 Novembro 1868) foi um italiano compositor que escreveu 39 óperas , bem como música sacra , música de câmara , canções, e algumas peças instrumentais e piano. Suas mais conhecidas óperas incluem as comédias italianas Il Barbiere di Siviglia ( O Barbeiro de Sevilha ) e La Cenerentola e o de língua francesa épicos Moïse et Pharaon e Guillaume Tell ( Guilherme Tell ) . A tendência para a canção-inspirados, melodias como é evidente em toda as suas pontuações, o que levou o apelido de "O italiano Mozart . "Até sua aposentadoria em 1829, Rossini havia sido o compositor de ópera mais popular da história.


Enviado por MSIDNEI em 09/03/2011

Gioachino Antonio Rossini nasceu numa família de músicos em Pesaro, cidade na costa do mar Adriático, na Itália. Seu pai, Giuseppe, era um trompista e inspector de matadouros, e sua mãe, Anna Guidarini, era uma cantora, filha de um padeiro. Os pais de Rossini começaram cedo sua educação musical, e aos seis anos de idade ele já tocava o triângulo na banda de seu pai.
O pai de Rossini simpatizava com a Revolução Francesa, e deu as boas-vindas às tropas de Napoleão quando elas invadiram o norte da Itália. Isto tornou-se um problema quando os austríacos restauraram o antigo regime, em 1796. O pai de Rossini foi preso, e sua mãe o levou a Bolonha, onde ela passou a ganhar a vida como cantora nos diversos teatros da região da Romanha, onde seu pai eventualmente pode juntar-se a eles. Durante todo este tempo, Rossini freqüentemente foi deixado sob os cuidados de sua avó, já idosa, que não podia controlar efetivamente o garoto.
Após o retorno de seu pai, Rossini permaneceu em Bolonha, sob os cuidados de um talhante de porcos, enquanto seu pai tocava a trompa nas orquestras dos mesmos teatros em que Anna cantava. O garoto teve aulas de cravo por três anos com Giuseppe Prinetti, de Novara, professor que costumava tocar as escalas com apenas dois dedos. Paralelamente à sua profissão musical tinha um emprego como vendedor de bebidas alcóolicas, e uma propensão para adormecer de pé; tais qualidades tornaram-no objeto de ridicularização por parte de seu pupilo.
Índice:


Fonte: Wikipédia 

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo. Comente sempre. Ele estará visível em breve.