sábado, 7 de janeiro de 2012

Você é uma pessoa resiliente?


Por Osvaldo Shimoda 

Coloque em sua vida
"um toque de amor"
Para a psicologia, resiliência é a capacidade de uma pessoa enfrentar situações adversas, dolorosas e retirar algo de positivo dessas experiências.
Em outras palavras, o resiliente é uma pessoa otimista.
Mas o que é ser otimista?

Muitas pessoas têm uma visão, um entendimento equivocado do que é ser otimista; acham que otimista é aquela pessoa que sempre pensa positivamente, que espera resultados positivos em tudo o que faz. Na verdade, otimista é aquele que busca o ótimo em tudo, isto é, consegue aprender, extrair algo de positivo, uma lição com os seus erros, ou quando algo não dá certo.

O mesmo não ocorre com o pessimista, que faz o contrário... usualmente, consegue extrair algo de ruim mesmo nas experiências agradáveis e gratificantes da vida.
Ao abrir a janela do quarto num dia ensolarado, a esposa comenta com o marido: "Que dia maravilhoso, como está lindo o nosso jardim! Olhe aquela roseira, os botões estão todos abertos. Que pétalas lindas"!
"É, mas o jardim está cheio de ervas daninhas e, além do mais, não gosto de roseiras, elas têm muitos espinhos" - responde secamente o marido.

Continue lendo em:

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo. Comente sempre. Ele estará visível em breve.