terça-feira, 23 de agosto de 2011

Toques de amor na sua casa

Um espaço bem alto para seus gatinhos.




Mitos sobre os Gatos

1 – “A minha gata deve ter uma ninhada antes de ser esterilizada”
O contrário é absolutamente verdade pelas mais variadas razões. As gatas esterilizadas antes do primeiro cio são em geral mais saudáveis.
2 – “Os gatos têm 9 vidas”
Ninguém acredita neste mito, os gatos são mortais tal como qualquer animal. O mito surgiu provavelmente porque os gatos são animais muito resistentes e porque o número 9 é considerado o número da sorte em algumas culturas. Alguns povos crêem que os gatos têm 7 vidas.
3 -  “O gato aterra sempre de patas”
Os gatos são animais que se equilibram muito bem, mas não é certo que caiam sempre de pés, podem ter azar e caírem mal. Os gatos têm o instinto de rodarem o corpo no ar para ficarem com as patas para baixo. Se a queda for muito baixa, como por exemplo uma árvore, o gato pode não ter tempo suficiente para se conseguir virar. Por outro lado, se a queda for muito alta, mesmo que o gato caia com as patas para baixo, o mais provável é ficar com vários traumatismos (fracturas e lesões internas).
4 “Um gato que ronrona é um gato feliz”
É verdade que muitos gatos quando ronronam sentem-se felizes, mas nem sempre isso é verdade. Muitos gatos ronronam quando se sentem assustados ou em stress. Existem gatos que ronronam quando estão prestes a morrer. Tal como os humanos cantam ou assobiam para se controlarem e acalmarem, também os gatos podem ronronar pelo mesmo motivo. O ronronar também é utilizado para comunicar com os outros gatos, indicando intenções pacíficas e amigáveis.
5 – “Mantendo o gato dentro de casa fará com que não apanhe pulgas”
É muito fácil que o dono do gato traga para casa ovos e larvas de pulga no seu calçado ou nas suas roupas. Estes quando descobrirem o gato farão uma festa! É muito frequente os gatos de casa apanharem pulgas.
6 – “O leite é bom para os gatos”
Uma vez que os gatos deixam de ser gatinhos passam a não precisar de leite. Se pretender dar leite como guloseima então opte por leite próprio para gato. O leite de vaca tem uma constituição completamente diferente do leite de gata, mas como é doce o seu gato provavelmente vai gostar. Porém, a maioria dos gatos tem dificuldade em digerir o leite e farão diarreias muito difíceis de controlar.
7 – “Os gatos gostam das pessoas que não gostam deles”
Quando há uma sala cheia de pessoas e apenas uma pessoa não gosta de gatos, o gato tem tendência a ir para o colo dessa pessoa. Isto não significa que os gatos gostam mais das pessoas que não gostam de gatos! O que acontece é que a pessoa que não gosta de gatos evita olhar directamente para o gato. Os gatos consideram esse gesto intimidatório, por isso confiam mas nas pessoas que não os olhem directamente nos olhos.
8- "A esterilização engorda"
Não é a esterilização que engorda o gato, é a comida! Um gato esterilizado precisa de menos calorias, de modo que se continua a comer a mesma quantidade e tipo de comida, é natural que engorde. Também muitas vezes a esterilização é feita numa idade em que o metabolismo baixa
9-"Os gatos pretos dão azar"
Muitas vezes quando vai na rua e vê um gato preto a atravessar-se no seu caminho nunca lhe ocorreu a possibilidade da vinda de um infortúnio? Existe o mito que os gatos pretos dão azar, mas também há quem pense o contrário, que os gatos pretos dão sorte (no Japão e no Reino Unido). Um gato preto é apenas mais um gato, associado à superstição devido provavelmente ao seu ar misterioso.
10- "Os gatos não apanham raiva"
A maioria dos animais de sangue quente, entre os quais os gatos, os furões, os morcegos, os cães e as pessoas, podem ficar doentes com o vírus da raiva. Em Portugal, a vacina da raiva nos gatos não é obrigatória, mas se quiser transportar o seu gato para outros países terá de ter a vacina em dia.
Os gatos que ficam sempre dentre de casa não precisam de ser vacinados nem desparasitados porque não tem contacto com outros animais.
Os gatos que não saem à rua continuam expostos aos microrganismos que entram em casa pelo ar ou pelos sapatos/roupa do dono. Por outro lado se houver alguma emergência e tiver de levar o gato a algum lado, será mais seguro se tiver tudo em dia.
11- "Os gatos apanham ténias de comida de má qualidade"
Os gatos apanham ténias principalmente pelas pulgas. Em casos de gatos caçadores, existe a hipótese de apanharem ténias ao ingerirem ratos infectados ou outros animais.
12- "O alho na comida desparasita os gatos"
O alho poderá fazer com que a comida do gato fique mais saborosa, mas não tem eficácia como desparasitante.
13-"As mulheres grávidas não podem ter gatos"
Existe uma doença chamada toxoplasmose que pode ser transmitida às grávidas a partir as fezes dos gatos. Essa doença pode causar problemas graves em bebés por nascer. O contágio é facilmente evitado se a mulher grávida tiver cuidado ao mudar a areia do gato ou simplesmente pedir a outra pessoa para o fazer.
14- "O gato equilibra-se pelos bigodes"
Os bigodes servem para sentir o espaço, não servem como equilíbrio. Nesse aspecto a cauda é que é importante.
15- "Os animais curam as feridas com a própria saliva"
O facto de o animal estar sempre a mexer na ferida com a língua faz com que o processo de cicatrização se atrase ainda mais.

Entre no sitio da APAFF e saiba mais:


0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo. Comente sempre. Ele estará visível em breve.